Engenharia em favor da Sustentabilidade Ambiental, Econômica e Social.

Seis estados receberão R$ 3,2 mi para investir em agricultura urbana

08/08/2011 20:21

Mais seis estados poderão produzir alimentos de forma comunitária, com o objetivo de atender famílias de baixa renda e melhorar a segurança alimentar. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) divulgou nessa quinta-feira (28) o resultado do edital nº 4/2011, que destina R$ 3,2 milhões para projetos de agricultura urbana e periurbana. Os selecionados foram Distrito Federal, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Sergipe.

Os projetos selecionados poderão usar os recursos para a aquisição de material de consumo, contratação de serviços de terceiros e aquisição de equipamentos. No dia 4 de agosto, o MDS promove a primeira reunião com os estados para explicar o funcionamento do programa e como será a execução.

O Programa de Agricultura Urbana e Periurbana promove a produção de alimentos de forma comunitária. São produtos agrícolas (hortaliças, frutas, plantas medicinais e ornamentais, cultivados ou advindos do agroextrativismo) e pecuários (animais de pequeno e médio porte) voltados para autoconsumo, trocas e doações ou comercialização, reaproveitando, de forma eficiente e sustentável, os recursos e insumos locais (solo, água, resíduos, mão de obra, saberes).

Para prestar serviços de assistência técnica e fornecer insumos às famílias beneficiadas pelo programa, o MDS promove a implantação de Centros de Agricultura Urbana e Perirurbana. Atualmente são 12 centros implantados e dez em implantação. Desde 2003, cerca de 120 mil famílias foram beneficiadas com o programa.

 

Fonte: Portal da Presidência

Portal Brasil
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Pesquisar no site