Engenharia em favor da Sustentabilidade Ambiental, Econômica e Social.

Portaria reconhece 40 áreas naturais protegidas do Mosaico da Amazônia Meridional

31/08/2011 11:06

Quarenta unidades de conservação federais e estaduais, abrangendo áreas naturais protegidas na região limítrofe entre os estados do Amazonas, Mato Grosso e Rondônia, foram reconhecidas pelo Ministério do Meio Ambiente. A portaria que reconhece a área denominada Mosaico da Amazônia Meridional foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (26).

As unidades federais são os parques nacionais do Juruena, no Mato Grosso, e Campos Amazônicos, em Rondônia, a Reserva Biológica (Rebio) do Jaru, em Rondônia, e a Floresta Nacional (Flona) de Jatuarana, no Amazonas. Todas elas são geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O Mosaico da Amazônia Meridional contará com um conselho consultivo, que atuará como instância de gestão integrada e será composto por representantes das unidades, dos órgãos ambientais federal e estaduais e organizações da sociedade civil.

Entre as atribuições do conselho, estão elaborar o regimento interno, propor diretrizes e ações para a gestão dos usos nas fronteiras entre as unidades, o acesso às unidades, a fiscalização, o monitoramento e avaliação dos planos de manejo e a pesquisa científica.

 

Fonte: Portal da Presidência

ICMBio

Pesquisar no site