Engenharia em favor da Sustentabilidade Ambiental, Econômica e Social.

Desenvolvimento: Beneficiários do Bolsa Família participam de cursos profissionalizantes no Nordeste

19/07/2011 20:02

As secretarias municipais de Lauro de Freitas (BA), Recife (PE) e Salgueiro (PE) estão promovendo cursos profissionalizantes para capacitar os beneficiários do Bolsa Família. Em Recife, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer realiza cursos nas áreas de alimentação, artes, artesanato, construção civil, administração, idiomas, indústria, turismo, vestuário, higiene, saúde e educação. O município dedicou nove mil vagas ao todo exclusivamente a beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família e o ProJovem.

Em Lauro de Freitas, os beneficiários do programa puderam participar do curso de Formação de Trabalhadores Domésticos e Diaristas, oferecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. Além de conhecimentos práticos sobre higiene e organização, os participantes terão assistência de uma socióloga para debater conceitos de ética, comportamento profissional e história do trabalho doméstico.

O curso é financiado com os recursos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD), que mede a eficiência dos estados na gestão e execução do Bolsa Família e resulta no repasse de recursos do governo federal para aperfeiçoamento das ações nos municípios.

A secretária de Assistência Social e Cidadania do município, Lourdes Lobo, ressalta a importância do repasse do IGD para Lauro de Freitas, que proporciona a execução do curso, e diz que “essa será apenas a primeira de muitas turmas”. Segundo ela, o município tem tido um grande investimento na área da construção civil, o que proporciona aumento na demanda por profissionais na área. “Com este boom, o mercado se abre para as empregadas domésticas. Queremos muito mais que a simples inclusão delas, mas a valorização”, comenta.

Desde o início do lançamento do Plano Brasil Sem Miséria, diversos estados têm promovido capacitações profissionais com foco nos beneficiários do Bolsa Família, buscando a inclusão dos cidadãos no mercado de trabalho.

 

Fonte: Portal da Presidência
Portal Brasil
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome  

Pesquisar no site