Engenharia em favor da Sustentabilidade Ambiental, Econômica e Social.

12 de Outubro - Dia do Engenheiro Agrônomo

11/10/2011 17:19

 

Parabéns aos meus colegas Engenheiros Agrônomos, que nesse dia 12 de Outubro estarão comemorando, junto comigo, um dia especial.

 

Ser Engenheiro Agrônomo é como ser médico. Nós detectamos, diagnosticamos e resolvemos um problema. A diferença é que sempre estamos lidando com a saúde e o bem-estar de várias pessoas ao mesmo tempo, visto que a mesma safra de algum produto pode ser consumida por milhares de pessoas, já que todos nós dependemos das produções agropecuárias para sustento do corpo, além de depender do meio ambiente equilibrado para manter nosso bem-estar, estando aí duas funções cruciais da classe agronômica.

 

Não quero desmerecer a classe médica. Também dependemos dela para nossa sobrevivência e/ou longevidade, não é verdade? Mas nós estamos acostumados a valorizar os médicos e nem tanto assim os Agrônomos. Nos esquecemos que muitos problemas de saúde estão associados à alimentação. Alergias, problemas estomacais, hepáticos e muitos outros podem ser causados pelos alimentos que ingerimos diariamente.

 

Por isso a segurança alimentar é tão visada pela Agricultura e Pecuária, sendo a base para uma gama de medidas legislativas que envolvem o Agronegócio. Também por isso é tão importante a conscientização dos produtores, pequenos, médios ou grandes, da importância de ter assistência de um Engenheiro Agrônomo em sua produção. Uma das consequências de não se ter uma assistência adequada, é que nem sempre os produtos agrícolas são produzidos da melhor maneira possível, ou seja, de maneira a garantir a segurança alimentar e ambiental. Estamos longe da perfeição, mas no que diz respeito aos agrônomos, estamos caminhando pela melhoria e valorização de nossos serviços, aumentando assim a qualidade dos alimentos e melhoria da qualidade de vida das pessoas, rurais ou urbanas.

 

 

Para os Engenheiros Agrônomos, segue a mensagem que recebi da SMEA:

Pesquisar no site